Oração do Rosário - Santo Terço

 

Mistérios Gozosos: Contemplados na Segunda Feira e Sábado - 1º Mistério - Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria; 2º mistério - A visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel; 3º mistério - O nascimento do Menino Jesus em Belém; 4º mistério - Apresentação do Menino Jesus no Templo; 5º mistério, - A Perca e o encontro do Menino Jesus, no Templo entre os doutores da lei.

Mistérios Dolorosos: Contemplados na Terça e sexta Feira - 1º mistério - A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; 2º mistério, - A Flagelação de Jesus atado à coluna; 3º mistério - A coroação de Espinho de Jesus; 4º mistério - A subida dolorosa de Jesus ao calvário; 5º mistério - A crucificação e morte de Jesus.

Mistérios Gloriosos: Contemplados na Quarta Feira e Domingo - 1º mistério - A ressurreição de Jesus Cristo; 2º mistério - A Ascenção de Jesus ao Céu; 3º mistério - A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos; 4º mistério - A Assunção de Nossa Senhora ao Céu; 5º mistério - A Coroação de Nossa Senhora no Céu, com Rainha do Céu e da Terra.

Mistérios Luminosos: Contemplado: Quinta Feira - 1º mistério - O Batismo de Jesus; 2º mistério - O primeiro milagre de Jesus; 3º mistério - O início da vida publica de Jesus; 4º mistério - A transfiguração de Jesus; 5º mistério - A instituição da Eucaristia. (Este foi o terço, incluído pelo Papa João Paulo II).