Nossa Senhora do Desamparados - Festa moveu -  segundo domingo de maio. 

Nossa Senhora dos Desamparados - conheça a história.

 

São Vicente Ferrer, no século XV, fundou em Valência, Espanha, a Confraria dos Desamparados. Que tinha como objetivo socorrer doentes e enterrar pessoas mortas e abandonadas nos campos. Isto teve início com o Beato Padre Jofré. Faziam parte, artesãos, duques, marqueses, condes e ricos burgueses. Que construíram uma Capela, mas faltava uma imagem de Nossa Senhora, e não sabiam qual colocar.

Em 1141, apareceu na casa de um dos confrade, e que sua esposa era cega e paralítica, três jovens, em traje de peregrino. Que disseram ser escultores, e se propuseram a fazer uma imagem de Nossa Senhora para a Capela. Queriam apenas um local isolado para trabalharem e que, durante três dias, ninguém os incomodasse.

O Beato Padre Jofré, aceitou, e lhe deus as condições que exigiram. Assim, os três jovens ficaram em um lugar isolado, fazendo seu trabalho. No quarto dia, como os jovens não saíram do local, foram lá e os chamaram, mas ninguém atendeu. Então, arrombaram a porta e entraram.

Mas tiveram uma surpresa ao entrar, os jovens não se encontravam lá, mas deixaram um linda imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo.

Procuram os jovens, mas ninguém o viram sair de lá. Chegaram a conclusão que eram Anjos os que esculpiram a Imagem.

Levaram a esposa do confrade até o local da Imagem. Pois fora ela que recebera os três Anjos. Como era paralítica e cega, a carregaram até lá. Quando ele chegou diante da imagem, imediatamente, se curou da paralisia e voltou a enxergar.

Passaram a chamar a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados. Muitos outros milagres ocorreram desde então.

 

A imagem de Nossa Senhora dos Desamparados mede 1,40m e tem no braço esquerdo o Menino Jesus, e o braço direito, esta segurando nas mãos um ramo de lírios de prata, esta com o pescoço estendido como que olhando para o chão. Em sua cabeça há uma grande e riquíssima coroa, cravejada de brilhantes, pérolas, rubis e outras pedras preciosas. Atrás da coroa, um resplendor com doze estrelas. O Menino Jesus segura em seus braços uma cruz. Além de estarem trajando uma túnica e mantos lindos.

Até hoje não se sabe de que material foi esculpida a imagem, mesmo sendo feitos vários exames.

 

Nossa Senhora dos Desamparados, nos enviou três Anjos, para o socorro material no século XV. Hoje, assim como não futuro, estará sempre nos enviando Anjos para nos socorre, contra doenças, pestes e outros males, de saúde e também material.

Assim sendo pedimos, com fé, perseverança, humildade e confiança:

Nossa Senhora dos Desamparados, socorrei-nos, a nós, em nossa saúde, em nossa falta de fé, em nosso auxílio material, para que não passemos necessidades. Nos livre o Mãe dos nossos desespero, dai-nos coragem e fé.

 

Sua Festa é celebrado no segundo domingo de maio. Nossa Senhora dos Desamparados é padroeira da Costa Rica.

Em 1667, foi construída uma Igreja em sua homenagem, onde se encontra a Imagem.

 

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

Nossa Senhora dos Desamparados
Nossa Senhora dos Desamparados