Nossa Senhora do Rosário

Dia 07 de outubro

História de Nossa Senhora  do Rosário

Rosário, quando Nossa Senhora apareceu em Fátima, pediu as crianças para rezarem cada Ave Maria, como se fosse uma rosa espiritual , ofertada a Ela. Como o Santo Terço tem várias Ave Maria, logo várias rosa, assim temos o Rosário. 

Em 1206, São Domingo de Gusmão, fundador dos Dominicanos, pediu a Nossa Senhora um jeito de conseguir um maior número de convertido. Foi quando Nossa Senhora apareceu a ele, e, entregou-lhe o Rosário, para substituir a recitação dos 150 Salmos. O Rosário tem 150 Ave Maria. Esta foi uma importante forma de conversão ao cristianismo. Quando o Papa Inocêncio III, declarou uma Cruzada contra os hereges, albigenses e os cátaros.

Logo, foi a própria Nossa Senhora que inspirou a devoção ao Rosário.

A importância do Rosário, para a época. O idioma em Roma era o latim, havia outros idiomas, e a lingua desconhecida do Lácio. Só os religiosos tinham a s Escrituras, e o povo não tinha como rezar o saltério (a meditação dos Salmos). Quando São domingos recebeu de Nossa Senhora a missão de criação do Rosário, para ensinar o povo a rezar de uma maneira simples e fácil. Substituir os 150 Salmos, por 150 Ave Maria, que é uma oração criada pelo próprio Deus. (Saudação do Anjo Gabriel, mensageiro de Deus, logo repete o que Deus lhe manda dizer, e a resposta de Santa Isabel, inspirado pelo Espírito Santo de Deus). 

Na oração da Igreja, se rezava o "Ofício Divino" e uma meditação, "antífona", entre os Salmo. São Domingos substituiu a antífona, pelo Pai Nosso. O povo acrescentou na Ave Maria o "Santa Maria, Mãe de Deus ... ", que o concílio de Éfeso declarou favoravel á Virgem Maria. Por se ter separado em três, com 50 Ave maria em cada parte, ficou conhecido cada parte do Rosário como Terço.

No Rosário, são anunciados os mistérios da vida de Cristo. Nos dois últimos mistérios se comenta sobre Nossa Senhora, Sua Assunção ao Céu e a sua Coroação no Céu. Assim ensinou Nossa Senhora do Rosário a São Domingo de Gusmão. Mas, inspirado pelo Espírito Santo, o Papa João Paulo II, em 2002, acrescentou mais um Terço. Passando o Rosário a ter atualmente 200 Ave Maria e 20 Pai Nosso.

A festa a Nossa Senhora do Rosário foi instituída em 1572, pelo Papa Pio V, inicialmente era com o nome de Nossa Senhora da Vitória. Em 1573, o Papa Gregório XIII, mudou para o título de "Festa de Nossa Senhora do Rosário".

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

Rosario.jpeg
Domingos_de_Gusmao_Rosario.jpg