Nossa Senhora  do Remédio

Dia 16 de outubro

História de Nossa Senhora do Remédio

A devoção a teve início com João da Mata, em 17 de dezembro de 1213, em Roma. Seu objetivo era regatar os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio.

Em 1198, São João da Mata e São Felix de Valois, fundaram a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Para isto precisavam de dinheiro, então recorreram a Nossa Senhora. A providencia foi tanta, que não só conseguiram o dinheiro para o hospital, como também para libertarem milhares de cristãos que estavam sendo mantidos como escravos pelos mulçumanos.

O nome de Nossa Senhora da Remédio, se deu pois na lingua medieval, se falava, "redímere", "remedeire", "redémptio" e "remédium", o que significavam: redimir, resgate, remédio (com o sentido de salvação, libertação).

A Imagem mais antiga de Nossa Senhora do Remédio esta na primeira Casa dos Trinitários em Marselha, nela Nossa Senhora esta com o Menino Jesus no braço esquerdo e com a bolsa de dinheiro no direito. A bolsa de dinheiro, siguinifica o dinheiro que o Padre São João da Mata, conseguiu para pagar o resgate dos cristãos, presos e escravos. E também manter o hospital.

No Brasil esta devoção à Nossa Senhora do Remédio, foi trazida pelos Frades Trinitários, e esta presente em várias cidades e estados brasileiros.

Sua festa acontece nas cidades Brasileira em várias datas diferênte, como por exemplo em Caxambu, Minas Gerais, acontece no dia 15 de agosto. Em Piripiri, Piauí, sua comemoração e dia 16 de outubro, sendo que em Piripiri, é uma das mais linda comemorações, com a procissão das velas, dos vaqueiro, entre as várias comemorações.

Nossa Senhora do Remédio, o remédio para as nossa necessidade. Basta pedir pela sua intercessão.

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

Nossa Senhora do Remédio - Igreja de Caxambu, Minas Gerais
Igreja_caxambu.jpg

Procissão de Nossa Senhora do Remédio em Piripiri - Piauí. 

procissao_Piripiri.jpg

Piripiri,  Piauí - dia da procissão de Nossa Senhora do Remédio

foto_de_Piripiri.jpg