Nossa Senhora  do Porto ou Nossa Senhora de Vandoma

Dia 11 de outubro

História de Nossa Senhora  do Porto ou Nossa Senhora de Vandoma.

A devoção tem origem em um episódio conhecido como Armada dos Gascões, ocorrido em Portugal no período da reconquista cristã da Península Ibérica.

Em 990, o nobre português, dom Munio Viegas, liderou uma armada de cavaleiros originários da Gasconha que, ao desembarcar na foz do rio Douro, combateram os mouros que dominavam a região do Porto. Junto com os gascões, estava o Bispo Dom Nonego, da cidade francesa de Vendôme e que depois, foi Bispo da cidade do Porto, Portugal. O Bispo levou com ele uma imagem de Nossa Senhora que tinha na Catedral de Vandoma.

Dom Munio e os franceses, após a vitória sobre os mouros e a retomada da cidade, reergueram as muralhas da cidade. Estas tinham, como saídas principais, a Porta de Vandoma, onde fora colocada a imagem de Nossa Senhora de Vandoma, a mesma Nossa Senhora que esta na Sé do Porto.

A cidade consagrou Nossa Senhora do porto como sua Padroeira, devoção que até hoje tem no brasão de armas do Porto.

Durante uma epidemia que assolava a cidade do Porto e regiões vizinhas, o fieis sairam em procissão com a imagem de Nossa Senhora do Porto, pelas ruas da cidade.

No Brasil Nossa Senhora do Porto é Padroeira de Andrelândia, Minas Gerais, lá sua comemoração é 15 de agosto. Em Morretes, no Paraná, sua comemoração é 08 de setembro.

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

ns-do-porto.jpg