Nossa Senhora da Expectação, do Ó,  e do Bom Parto  - Dia 18 de Dezembro
Nossa Senhora da Expectação - Nossa Senhor do Ó - Nossa Senhora do Bom Parto

São três denominação para o mesmo título -

 

História da "Expectação do parto de Nossa Senhora" - Que é a Nossa Senhora na expectativa da hora do Parto.

Na liturgia, Expectação do Parto de Nossa Senhora, para o povo, Nossa Senhora do Parto, Nossa Senhora do Ó, também Nossa Senhora do Bom Parto e Nossa Senhora da Expectação.

A festa tem origem, em Toledo na  Espanha no século VI, pelo Arcebispos da cidade, Santo  Eugênio, no X Concílio. O sucessor de Santo Eugênio, seu sobrinho, Santo Ildefonso foi quem colocou na liturgia a festa no dia 18 de dezembro com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria.

História de Nossa Senhora do Ó - Por causa das Antíforas o povo passou chama-La assim.

Nas Orações da tarde, Vésperas, que antecedem o natal desde o dia 17 de dezembro até o dia 23, após o salmo, prepara-se para o canto do Hino de Nossa Senhora o Magnifcat anima mea Dominum ("Engrandece minha alma ao Senhor"), Os padres proclamam as Antífonas Maiores. Que sempre vem antecedida da expreção "Ó". Vamos a elas.

Dia 17 - Ó Sabedoria, Que saístes da boca do Altíssimo, e atingis os confins de todo o universo e com força e suavidade governais o mundo inteiro! Oh! Vinde ensinar-nos o caminho da prudência! 

Dia 18  Ó Adonai, Guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes a vossa lei sobre o Sinai: Vinde salvar-nos com o braço poderoso!

 Dia 19 - Ó Raiz de Jessé, Ó estandarte, levantado em sinal para as nações! Ante vós se calarão os reis da terra, e as nações implorarão misericórdia: Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora! 

Dia 20  - Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: Vinde logo e libertai o homem prisioneiro, que nas trevas e na sombra da morte, está sentado. 

Dia 21 - Ó Sol nascente, Justiceiro, resplendor da luz eterna: Oh! Vinde e iluminai os que jazem entre as trevas e, na sombra do pecado e da morte, estão sentados! 

Dia 22 - Ó Rei das nações, Desejado dos povos; Ó Pedra angular, que os opostos unis: Oh! Vinde e salvai este homem tão frágil, que um dia criastes do barro da terra.

Dia 23 -  Ó Emanuel: Deus-conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvador: Vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

Em cada lugar uma imagem diferênte, mas todas se referem aos três títulos.

NS_do_O_1.jpg
NS_do_o.jpg
NS_Do_O_2.jpg