Nossa Senhora do Amparo

Dia 16 de agosto, comemora-se também em 8 de setembro

História de Nossa Senhora do Amaro
Nossa Senhora do Amparo

No início da História Cristã, as celebrações eram feitas as escondidas, e em Catacumbas, devido as perseguições romanas.

Constantino I, *o Grande), que nasceu em 274. Na vépera de uma batalha, sonhou com um escudo que tinha uma cruz, e no sonho a uma voz lhe dizia: "Com este sinal, vencerás". Então ele manda pintar nos escudos dos seus soldados a cruz. Na batalha junta às muralhas de Roma, venceu Maxêncio. Tornando-se imperador no ano de 306.

Em 313, concedeu liberdade para a fé cristã. Depois, fez do Cristianismo a religião oficial do Império. Com liberdade, os primeiros Cristão Católicos, que agora podiam falar livremente sobre Jesus Cristo.

Um dos temas, que refletiram naquele momento foi a doação de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, como nossa Mãe. Quando na Cruz, Jesus olhando para a Sua Mãe disse: ( Mulher eis aí teufilho !" Depois disse ao seu discípulo: "Eis aí Tua Mãe !" A partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa. (João 19, 26-27)). Ali Jesus entregava sua Mãe, não simplesmente para ser Mãe de São João, mas, para ser Mãe de todos os Cristãos. Conclusão tirada na época, pelos primeiros cristãos, que permanece até hoje.

Tendo Jesus nos dado Sua Mãe, como nossa Mãe, assim o povo Cristão, passaram a colocar Nossa Senhora como protetora, se colocando sob Sua Proteção, sob Seu Amparo. Daí o título Nossa Senhora do Amparo.

No Brasil a devoção começou logo na descoberta. Quando fizeram um forte, logo após a descoberta, colocou-o sobre a proteção de Nossa Senhora do Amparo, pois ali existia uma igrejinha que deu origem à cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Também em Olinda, Pernambuco, foi construída, uma das primeiras igrejas dedicadas à Senhora do Amparo.

No Brasil existem três municípios fundados e dedicados a Nossa Senhora do Amparo. Em São Paulo, a cidade de Amparo, em Minas Gerais a cidade de Amparo da Serra e em Sergipe a cidade de Amparo de São Francisco.

Existem vária imagens simbolizando Nossa Senhora do Amparo. Sua data comemorativa é 16 de agosto e também 8 de setembro. Mas algumas cidades a comemoram em outra data, como Servilha na Espanha que comemora em Novembro.

 

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação.

Imagem de Nossa Senhora do Amparo

ns-do-amporo.jpg