Nossa Senhora  de Schoenstatt - Dia 18 de outubro

História de Nossa Senhora de Schoenstatt

Em 18 de outubro de 1914, na Capela de São Miguel, no vale de Schoenstatt (que significa Belo Lugar), na cidade de Vallendar, na Alemanha. O Padre José Kentenich, fazia uma palestra aos aluno do Seminário de Schoenstatt. Teve a inspiração de convidar os jovens para rezarem à Mãe de Deus, para tornar aquela pequena Capelinha de São Miguel, um Santuário de graças. Os Seminarista, aderiram a ideia, de se colocarem a serviço da Mãe de Deus, na auto educação na vida diária religiosa. Para conseguirem novas pessoas através da evangelização, tendo Nossa Senhora como Rainha.

A pequena Capela de São Miguel, vira um Santuário Mariano. Em abril de 1915, por orientações, o pintor italiano Crosio, reproduz a imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt, a qual, a chamaram de "Mãe Três Vezes Admirável". Que com o recorrer do tempo, passou a ser chamada de "Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Brasil recebeu o título de "Mãe e Rainha", mas atualmente é mais conhecida como "Nossa Senhora de Schoenstatt". O propósitos das Capelinhas, não é da cura física, mas da cura espiritual. Levar as pessoas a Mãe Educadora do "Homem Novo", em Cristo Jesus. Quem acolhe a Capelinha tem que experimentar o tríplice milagre da graça: a graça do acolhimento, a graça da transformação interior e a graça de fecundidade e missão apostólica. Claro que, quem recebe a Capelinha de Schoenstatt em sua casa, tem a proteção e interseção de Nossa Senhora Mãe Três Vezes Admirável, nos momento que necessitar.

Em 20 de outubro de 1919, o Padre José Kentenich, funda a "União Apostólica", primeira comunidade de apóstolos de Schoenstatt. Inicialmente, só fazia parte homens e estudantes, mas rapidamente se permitiu também a mulheres. Em 1920, o Padre Kentenich juntou a "União" a "Liga", estendendo-se a todos, e de todas as idade, incluindo crianças.

Em 1926, o Padre Kentenich, funda o Instituto Seculares de Schoenstatt, e as Irmãs de Maria de Schoenstatt. Dose anos depois de ter idealizado a devoção, tinha se tornado a maior força de evangelização da Igreja da Alemanha.

A perseguição à Igreja pela esquerda (nazismo) entre os anos de 1933 e 1945, atingiu o Movimento Apostólico de Schoenstatt. O Padre José Kentenich e vários outros sacerdotes, religiosas e cristãos, foram levados ao "campo de concentração de Dachau". No entanto, as perseguições do nazismo à Igreja, não abalou os fieis, mas pelo contrário, em meio a provação, aumentava cada vez mais a fé cristã.

Por isto, em 1934 duas cruzes foram colocadas atrás do Santuário em Schoenstatt, para testemunhar a coragem dos fundadores, em plena Primeira Guerra Mundial 1914. E também na época da perseguição comunista, (1933 à 1945).

Assim a Capelinha que nasceu em Schoenstatt, e continuará a existir. No lema: "Nada sem Ti - Nada sem nós". Isto significa; Nada sem a Mãe de Deus, sem a Santíssima Trindade e sua graça, mas também, nada sem as pessoas instrumentos humanos, que Deus e a Mãe de Deus elegeram para a missão, que começou em 1914 na Capelinha de São Miguel em Schoenstatt, e depende da fidelidade de cada pessoas que recebe nos dias de hoje a Capelinha da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt em suas casas.

A aprovação do Episcopado alemão e do Vaticano, começou em 1949, teve algumas interrupções. Em 1951 o Padre José Kentenich, foi afastado de sua Fundação e exilado em Milwaukee (EUA). Mas em 1964, no aniversário de 50 anos de sua fundação, o Vaticano aprovou a devoção. Em 1965, o Padre José Kentenich, foi recebido pelo Santo Papa, e pode retornar a Schoenstatt. Ficou por aproximadamente três anos no aperfeiçoamento da Obra que Deus lhe confiou, vindo a morrer após celebrar a Santa Missa na nova Igreja da Adoração, no Monte Schoenstatt, em 15 de setembro de 1968. Foi escrito sobre seu túmulo: "DILEXIT ECCLESIAM" (Amou a Igreja), como ele pedira.

Milhares de réplicas da Capelinha de Nossa Senhora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, percorrem as casa dos fieis. Muitas pessoas receberam graças, por receberem em sua casa, o "Santuário da Mãe Peregrina". Esta devoção esta presente no mundo todo.

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

Nossa Senhora de Schoenstatt

mae-rainha.jpg

Nossa Senhora de Schoenstatt

Schoenstatt.JPG

Capelinha Nossa Senhora Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

capelinha.jpg