Nossa Senhora de Antime - segundo domingo de julho

História de Nossa Senhora de Antime.

 

Este título de Nossa Senhora, vem da cidade de Freguesia Antime e Fafe, Distrito de Braga, Portugal. Onde anualmente de tem uma linda procissão, na realidade duas, pois sai uma de Fafe e outra de Antime.

Vamos conhecer a história.

Na divisa, das cidades de Antime e Fafe, Portugal, foi encontrado uma imagem, de Nossa Senhora da Misericórdia, tanto a população de Fede, quanto a população a Antime, queriam a imagem. Logo, para acabar com a discursão, resolveram, que iriam colocar a imagem em uma carro de bois, sem comando, e a direção que ele fosse, de lá seria a imagem. Assim feito, o carro foi para o povoado de Antime, que ficou com a imagem. Dando-lhe o título de Nossa Senhora de Antime. Muitos também a chamavam de Nossa Senhora do Sol, pois sempre os produtores rurais que queriam que o tempo melhorasse, rezavam para Ela e o sol aparecia para favorecer seus plantios.

Falam-se também que a imagem pertencia a um convento da região e que todos os anos, sempre no mês de julho, a levavam em procissão de Antime até a cidade de Fafe, onde se fazia uma festa em homenagem a Nossa Senhora.

Atualmente, na véspera do dia de Nossa Senhora de Antime, sai no sábado às 22h00, uma procissão de velas da Capela de São Brás para a Igreja de Nossa Senhora de Antime.

No domingo, após  a Santa Missa solene da 08h15, a imagem de Nossa Senhora de Antime, vai, em direção a Igreja de São José, em Fafe. E de lá no mesmo horário, sai uma Procissão de Nossa Senhora das Dores, as duas imagens se encontram durante o percussor, junto a Ponte de São José, é o momento muito aguardado pelo povo, onde uma imagem faz referência a outra, da seguinte forma, as pessoas que estão com andor de Nossa Senhora, abaixam levemente a parte a frente do andor, como se a imagem fizesse uma referência a outra.

Após, seguem as imagens até a Igreja Matriz de Fafe, onde é celebrada novamente uma Missa solene, às 12h30.

A celebrações religiosas se encerram às 18h00, com a imagem de Nossa Senhora de Antime (Misericórdia), para a Paróqua de Antime. No meio do percusso, no lugar chamado Lombo, o celebrante faz um sermão, no final soltam pombos.

É uma linda festa, em honra a Nossa Senhora de Antime, com a participação de milhares de pessoas. Colocamos um vídeo de um pouco do que acontece nesta festa, é impressionante a fé destes fiéis.

ÀS 19n30, o Padre dar por encerrada a celebração religiosa.

A Imagem de Nossa Senhora de Antime, tem 1 metro e 10 cm de altura, e traz em Seu braço esquerdo o Menino Jesus. É uma imagem muito antiga, do século XIV, feita de pedra ançã, um tipo de calcário, de cor clara.

 

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

Nossa Senhora de Antime - Pela Fé Net
Nossa Senhora da Piedade - Pela Fé Net
Procissão de Nossa Senhora de Antime - Pela Fé Net