Nossa Senhora das Grotas

Dia 08 de setembro

História de Nossa Senhora  das Grotas

A evangelização na região do rio São Francisco, iniciou-se, em 1694, quando dom João Franco de Oliveiro, criou as missões para evangelizar aquela área. Que se deu por volta de 1700. Esta evangelização incluía Juazeiro. Vivia por lá muito indígenas Tanaquéus (Índios Tamaquins) e os Maçararás.

Em 1706, um Índio encontrou nas grotas do rio São Francisco, em Juazeiro Velho, uma linda imagem. O índio ficou espantado, pois jamais tinha visto uma imagem. Pegou a imagem e encontrando com um vaqueiro perguntou o que era "aquilo". O homem não sabia explicar ao índio, então o levou até um Franciscano. Este, explicou a índio que era uma peça, com o rosto da Mãe de Jesus, com o Menino Jesus no colo, que fora feita por alguém trabalhando em uma madeira.

Por te sido encontrada nas grotas do rio, chamaram, de Nossa Senhora das Grotas, pela comunidade que existia naquela região, onde os Franciscanos tinham construído um convento e uma igreja. O achado foi se espalhando e as pessoas começaram a ir lá conhecer "Nossa Senhora das Grotas".

A devoção se espalhou, hoje temos no local, em Juazeiro Bahia, uma Catedral, ou melhor o Santuário de Nossa Senhora das Grotas. A Imagem de Nossa Senhora das Grotas fica exposta no altar Mor da Catedral.

 

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

NS_Grotas.jpg
Santuário de Nossa Senhora das Grotas
Catedral.jpg