Nossa Senhora da Penha de França

Dia 01de setembro em Resende Costa - Algumas cidades é comemorada em outra data, normalmente em setembro

História de Nossa Senhora  da Penha

Existe na Espanha uma serra muito alta chamada Penha da França. Em 19 de maio de 1434. O Monge francês Simão, sonhou com uma imagem de Nossa Senhora estava enterrada no topo de uma montanha.

Durante a guerra entre católicos e muçulmanos. Os católicos enterravam suas imagens de santos para não serem destruídas, caso fossem dominados. No sonho, Simão via a imagem lhe acenado para que fosse busca-la no alto da montanha. Durante cinco anos Simão procurou pela montanha que estava a imagem, sem encontra-la. Ele tinha o modelo da montanha de seu sonho, mas não sabia onde ficava. Até que um dia alguém lhe disse que esta montanha deveria ser a Penha de França. Então ele foi para lá.

Simão, caminhou 3 dias e 3 noites direto. Pois sempre que parava para tirar um cochilo, ouvia uma voz: "Simão, vela e não durma !" Por esta razão passou a ser chamado de Simão Vela.

Cansando já no topo da montanha, parou para descansar. Neste momento Nossa Senhora lhe apareceu e trazia o Menino Jesus no colo, e lhe indicou o local da montanha que estaria a imagem. Foi em direção ao local, e ajudado por alguns pastores da região, finalmente encontrou a imagem que virá em seus sonho.

Muito feliz e emocionada. Imediatamente começou a construir naquele local, uma rustica Capela, para ali ficar como Monge, e isolado. Mas os próprio pastores que lhe ajudaram a achar a imagem espalharam a notícia. Muitas pessoas começaram a visitar o lugar, e a fazer pedido a Nossa Senhora, que a chamavam, de Nossa Senhora da Penha de França. Rapidamente lá se tornou um santuário, com a construção de uma linda e ampla Igreja.

Pouco tempo depois da pequena Capelinha que o Monge Simão Velas construirá, era conhecida em toda a Espanha. E ficou mais conhecida ainda quando há uma peste assolou a Espanha, já tendo matado grande parte da população. O povo começou a pedir à intervenção de Nossa Senhora da Penha, e sem explicação a peste desapareceu.

O mesmo aconteceu em Portugal, diante de uma peste, autoridades portuguesas sabendo o que ocorrera na Espanha, pediram a intercessão de Nossa Senhora da Penha, e prometeram construir uma Santuário a Ela se a peste acabasse. Quase que imediatamente o surto de preste parou. Então foi construído um Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Portugal.

O Santuário da Nossa Senhora da Penha, em Portugal foi construído em um pico, para assemelhar-se ao da Espanha. Um devoto quando acabou de subir, ao chegar perto do Santuário cansado adormeceu. Neste momento uma grande cobra se aproximava dele, então um lagarto pulo sobre o homem, acordando-o. Ai, ele matou a cobra. Atribuiu o largado ter aparecido, como se fosse Nossa Senhora que o mandou. Por isto em algumas imagens de Nossa Senhora da Penha, tem aos seus pés, um peregrino, a cobra e o lagarto.

Normalmente as Igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Penha são construídas no auto da coluna ou numa montanha. Seguindo a origem da imagem achada pelo Monge Simão Vela.

A Festa de Nossa Senhora da Penha, em muitos lugares, é dia 8 de setembro, algumas cidades se adaptam ao dia de domingo. Outras cidades se comemora em outros messes, não setembro.

Em Resende Costa, Minas Gerais, é comemorada em 01 de setembro. Isto porque, em 1830, o padre Antônio de Pádua, após ser curado pela intercessão de Nossa Senhora da Penha, começou a esculpir a imagem da padroeira de Resende Costa, no casarão da chácara Dr. Gerdásio. Terminou o trabalho no dia 1 de setembro, então juntamente com a população, saiu em procissão da chácara até a igreja matriz, colocou a imagem no Altar Mor da Igreja Matriz, onde se encontra até os dias de hoje. 

 

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

NS_Penha_o milagre.jpg
Ns da Penha.jpg
Nossa S da Penha.jpg

Procissão de Nossa Senhora da Penha da França em Portugal

Portugal.jpg