Nossa Senhora da Guia

Dia 08 de setembro é comemorada em Mangaratiba, Rio de Janeiro.

História de Nossa Senhora  da Guia

O título de Nossa Senhora da Guia, vem da Igreja Ortodoxa, onde Nossa Senhora era chamada de "Odigitria", significa Condutora, Guia. A Mãe que guiou e protegeu seu filho Jesus, logo, a que guia e protege o povo de Deus.

Existe vária representações da imagem de Nossa Senhora da Guia.

A devoção de Nossa Senhora da Guia, no Brasil, veio trazida pelos portugueses. Em Portugal a festa era comemorada junto com a festa do Nosso Senhor do Bonfim.

Em 1745, um Capitão da Marinha Real, ao chegar na cidade de São Salvador, Bahia, trousse em seu navio, as imagens de Nossa Senhora da Guia e de Nosso Senhor Jesus do Bonfim, que foram levadas para a Igreja de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Itabagipe.

Mas tarde com a construção da Igreja do Senhor do Bonfim, em Montserrat, hoje alto do Bonfim. Em 1754, as imagens foram levada da Igreja de Nossa Senhora da Penha, para a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Existe vária datas para a comemoração de Nossa Senhora da Guia no Brasil, colocaremos a de Mangaratiba, RJ, que é no dia 08 de setembro. Escolhemos a data de Mangaratiba, por já termos participado de vária comemoração lá.

Doce Coração de Maria, sede nossa Salvação.