Nossa Senhora da Comunicação - Festa 27 de maio. 

Nossa Senhora da Comunicação - Basílica de Nossa Senhora de Berbières, Albert, França.

 

A Basílica de Nossa Senhora de Berbières, Albert, França (Nossa Senhora da Comunicação, como passou a ser chamada, principalmente no Brasil), possui na sua torre a imagem dourada de Nossa Senhora apresentando, erguendo o Menino Jesus.

A cúlpula da Basílica foi atingida durante um bombardeio, na Primeira Guerra Mundial,recebeu um bombardeio e a Basílica foi, basicamente, toda destruída, mas a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus, ficou lá, meia tombada, na posição horizontal, mas não caiu, balançava, mas permanecia no lugar. Ficou assim por 3 anos. (1915 à 1918). Quando em Abril de 1918, os alemãs, tornaram a bombardear, o lugar na Batalha de Keiser, foi quando a imagem, caiu, e os alemãs, perderam a guerra e esta acabou. Onde se conta a história, que diziam, se derrubarem a imagem de Nossa Senhora, perderam a guerra e esta terá fim.

Os soldado, quando se comunicavam, com seus familiares, enviavam  cartões postais, da imagem de "Nossa Senhora inclinada, segurando o Menino Jesus".

Ela fora construída entre 1884 e 1897 para substituir a Igreja Paroquial, que se tornara pequena pelo aumento dos fieis, após a aparição de Nossa Senhora de Lourdes, tanto que o Papa Leão XIII a chamava carinhosamente de "Lourdes do Norte".

A Basílica, foi reconstruída, no mesmo formado anterior. Sua reconstrução, começou em 1927 e terminou em 1931. Ao lado da Basílica foi construído um museu, que conta um pouco da Guerra, da Batalha de Somme, relacionada principalmente com aquele local. A torre da Basílica e aberta a visitação, tendo uma vista maravilhosa da cidade e arredores.

A torre, destruida tinha 62 metros de altura, passou a ter com a nova construção 82 metros.

Muitos viram na imagem, como a apresentação, ou melhor, Nossa Senhora mostrando seu Filho ao mundo, comunicando seu nascimento.

No Brasil; o Dr Manoel Casado Lima e sua esposa Carolina, doaram uma imagem de Nossa Senhora de Albert, o Padre Pedro Falcone, e este doou aos Sistema Salesiano de Vídeo-Comunicação.

Quando em 27 de maio de 1990, Dia da Comunicação, apareceu na primeira página do  "Kirche und Leben" Órgão oficial da Diocese de Münster (Alemanha), um artigo escrito em que narrava ter visto a pequena estátua de Nossa Senhora, no centro de comunicação Salesiano. Aí passaram a chama-la de Nossa Senhora da Comunicação. Uma replica desta imagem foi colocada no Instituto de Comunicação da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.

Assim sendo, fixaram sua festa em 27 de maio. As PASCON (pastoral da comunicação) de várias igreja, a adotaram como sua padroeira.

 

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação !

torre-da-basilica.jpg
Basilica-destruida.jpg
Basílica de Brebieres - Albert.jpg
NS da Comunicação -.png