Nossa Senhora Achiropita

Dia 14 de agosto e 15 de agosto na Itália, No Bexiga, SP, Brasil 15 de agosto

História de Nossa Senhora de Achiropita
O milagre de Nossa Senhora Achiropita

No ano de 580, o capitão Maurício, navegava em alto-mar quando foi surpreendido por uma terrível tempestade. Logo, ele pede a Nossa Senhora, que salve a ele e toda tripulação. E diz que se salvo construirá uma Igreja em sua homenagem.

Por um milagre, os ventos desviaram a sua embarcação, que atracou sã e salva em uma aldeia.

Nesta aldeia tinha um Monge, que juntamente com a população foram recebe-los, afinal por ali não era comum atracar qualquer embarcação de grande porte.

O Monge ao recebe-lo, disse: “Quem te trouxe para este lugar, foi Nossa Senhora, Maria Mãe de Jesus. O senhor deve cumprir sua promessa e construir o santuário, quando for eleito imperador”. Assim, aconteceu, e  o santuário foi construído em Rossano, na Calábria.

 

A origem do nome Achiropita

Após a construção do santuário, um grande artista local iniciou a pintura da imagem da Virgem Maria nas paredes da igreja. Misteriosamente, todo o trabalho que ele fazia durante o dia sumia durante a noite. Então, colocaram pessoas para vigiar a entrada da Igreja, pois achavam que alguém estava apagando o trabalho do pintor. Não querendo que fosse feita a imagem da Mãe de Jesus.

Naquela noite, uma bela mulher, carregando uma criança no colo, se aproximou e pediu permissão para entrar no santuário e rezar. Os vigilantes, não viram qualquer ameaça, e permitiram que ela entra-se para fazer suas orações.

Os minutos passaram e mulher não saia da igreja. Resolveram então verificar. Quando entraram, não viu a mulher, mas a sua imagem com a criança no colo estava estampada no lugar que até então estava em branco, para o pintor retomar a pintura no dia seguinte.

Lá estava, a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, estampada na Igreja. Logo saíram da Igreja, gritando pela, pela rua: "Nossa Senhora Achiropita! Que significa,  "A-Kilós-pita", não pintada por mãos humanas. (Achiropita ou acheropira, de áxelolporoínta, grego Bizantino.

Assim surgiu, milagrosamente, a Nossa Senhora de Achiropita, conhecida na Itália como, Matona Achiropita. A Nossa Senhora não pintada por mãos humana.

Esta imagem está na Igreja de Rossano, na Calábria, Itália.

No Brasil, esta devoção teve início em 1908, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Onde é comemorada no dia 15 de agosto.

Em Rossano, é comemorada, durante todo mês de agosto, tendo procissão dias 14 e 15 de agosto, e também, 24 de abril e 26 de dezembro.

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação.

Nossa Senhora de Achiropita, Rossano, Itália

Imagem de Nossa Senhora Achiropita

Nossa Senhora Achiropita
Bela Vista - Bexiga - SP - NOSSA SENHORA_ACHIROPITA
Nossa Senhora Achiropita (não feita por mãos humanas)
Igreja Nossa Senhora Achiropita