Catequese e Catequista

Como fazer uma catequese de qualidade e como ser um bom Catequiste. Colocaremos  alguns conselhos  para um bom aprimoramento, do catequista e do catequizado. 

 

 

O que se tem que saber para ser um bom Catequista ?

 

Para começar, o Catequista tem que ser uma pessoa de Oração. Rezar, é a essência do Cristão. O Cristão que não faz uma Oração individual e junto da comunidades, não se alimenta para uma vida em Deus. Se ele(a), não reza, não se alimenta de Oração, sua fé, sua permanência na Igreja, vai ficando apagada, e pode leva-lo, a uma morte espiritual. Por isto, quem quer ser Catequista, tem que rezar, pois não se passa aquilo que não se vive. Mais do que ensinamento tem que dar exemplo.

Quem não reza, pode até ir a Igreja, mas não é um Cristão autêntico, vive uma hipocrisia.

Ensine seus catequisando a rezar o Pai Nosso, Ave Maria, Credo Apostólico, Ladainha, etc.. Mas ensine-o também a rezar em silêncio, a fazer uma leitura na Bíblia, a fazer uma oração espontânea, a ouvir músicas católicas, etc..

Na reza, você fala com Deus e Ele fala com você.

 

No começo, de um ensinamento, nós nos questionamos se temos ou não capacidade para ser catequista. Mas se você for uma pessoa de oração, se for fazer a vontade de Deus, você recebe no mínimo um "talento", com seu desenvolvimento, irá receber muito mais.

 

Algumas dicas básicas para se evitar erros.

 

Ser catequista, não é ser um professor, muitos acham que o são. Ser catequista é mais que fazer encontros animados e participativos, como deve ser. Ser catequista, não é receber uma formação pedagógica, mas deviria serem instruídos para o cargo. Ser catequista é partilhar a fé, a experiência que aprendemos ao logo do tempo que adquirimos na caminhada, dentro da Igreja, repassar o ensinamento que aprendemos, tentando melhorar a forma, não repetindo os erros, que por ventura nos foram passados.

 

Dar catequese, não é repetir o Catecismo da Igreja, mas, é ensinar aquilo que a Igreja Católica nos passa, desde os primeiros Cristãos. Ensinar com amor, as pessoas a viverem a doutrina de Jesus Cristo, motivando a pessoa a querer cada vez aprender mais.

Parece difícil, mas não é, se vivermos a Fé, formaremos Cristãos que viverão a Fé Cristã, por amor a Jesus Cristo. Sem interesse pessoal, mas com o objetivo da santidade, para alcançar o  Céu.

 

Na Catequese se ensina  sobre a origem da Igreja, sobre o Credo (o que Cremos); sobre os Mandamentos da Igreja Católica (que devemos observar), sobre os Sacramentos da Igreja Católica (que devemos participar) ; Santos da Igreja (vida dos Santos) e, também, sobre a Oração e a Palavra de Deus.

 

Mas lembre-se, que a leitura da Bíblia é uma parte principal na catequese, no começo o texto tem que ser pequenos, ser simples e fácil do catequisando aprender, principalmente o que estiver iniciando.

 

Que Deus abençoe a todos os catequistas.